6 Razões para escolher Shampoo livre de Sulfatos

22 | 04 | 2021
6 Razões para escolher Shampoo livre de Sulfatos

Várias preocupações rodeiam o uso generalizado de Sodium lauryl sulphate (SLS) e os seus parentes sodium laureth sulphate (SLeS), sodium coco sulphate e ammonium lauryl sulphate (ALS). De tal forma que o Shampoo Sem SLS é cada vez mais comum.

Usados durante muitos anos, a "família" de sulfatos é amplamente encontrada como ingrediente principal em produtos para o cabelo e pele, assim como pasta dentífrica. É um detergente sintético de baixo custo e elevada potência, também amplamente usado em artigos de limpeza doméstica e desengordurantes industriais para motores e pavimentos de fábricas.

Já considerou usar um shampoo livre de sulfatos? Eis 6 razões para o fazer:

1. Sulfatos são detergentes agressivos que podem despir o couro cabeludo dos seus óleos naturais e causar potenciais irritações.

A nossa pele depende da pequena quantidade de óleos naturais que produz para conseguir manter a sua barreira protectora. Esta barreira ajuda a manter o cabelo e o couro cabeludo saudáveis e nutridos.

Remover estes óleos reiteradamente - que é o que os detergentes, em especial os mais fortes, como os sulfatos, é suposto fazerem - prejudica esta função protectora. Isto pode levar a:

  • cabelo seco e encrespado
  • pele com comichão e caspa, dermatite
  • os SLS são tão fortes que os estudos mostram que pode agravar a dermatite atópica já existente (eczema)

Os efeitos nocivos na pele são tão bem conhecidos que os SLS são comummente aplicados na pele para induzir irritação (tipicamente numa concentração de apenas 2%)  antes de testar clinicamente produtos anti-irritantes ou anti-inflamatórios.

Em shampoos e outros produtos de enxaguamento, SLS é considerado seguro, ou seja, não irritante. Contudo, os estudos assumem que os produtos são utilizados brevemente, não continuamente, e rápida e minuciosamente enxaguados. Nenhum estudo analisou minuciosamente o impacto do uso diário de SLS e SLeS no curso de vários anos ou teve em conta o facto de que os shampoos podem ser bem esfregados na pele e aí permanecer por vários minutos antes de serem enxaguados. Para além disso, a concentração de SLS nos shampoos tende a ser bastante elevada, na ordem dos 15%.

_______________________________________________________________________________________

2. O Shampoo sem sulfatos limpa bem o cabelo

Shampoo sem sulfatos não significa comprometer a performance. É uma noção errada comum de que para ser eficaz o shampoo tem de fazer muita espuma. Na realidade, um shampoo com menos espuma pode lavar tão bem como qualquer outro.

_______________________________________________________________________________________

3. O Sodium Laureth Sulfate ou Ammonium Laureth Sulfate são prejudiciais para o ambiente

A parte "eth" nos nomes significa que o sulfato foi feito recorrendo a um processo denominado etoxilação (ethoxilation). A etoxilação está longe de ser um processo limpo e não é permitido de acordo com os standards biológicos da Soil Association devido ao seu efeito poluente nos cursos de água e no ambiente.

_______________________________________________________________________________________

4. O efeito tóxico de etoxilados como o sodium laureth sulfate está longe de ser compreendido

Ao contrário de alguns artigos que circularam durante anos pela internet, os SLS não provocam cancro. Contudo, o efeito de químicos etoxilados como os SLES ainda não é totalmente compreendido. Os cientistas acreditam que existe um risco de contaminação com aminas livres (DEA, MEA e TEA) de outros ingredientes que podem estar presentes num produto como o shampoo e é o "efeito cocktail" destes químicos misturados que pode formar nitrosaminas cancerígenas.

_______________________________________________________________________________________

5. Os sulfatos parecem danificar o cabelo pintado ou encaracolado

Os sulfatos são detergentes tão eficazes que parecem remover a tinta do cabelo também. Embora as evidências disto sejam ainda mínimas, até o diretor de desenvolvimento de produtos da L'Oreal Paris, cujas linhas englobam vários shampoos com SLES, admitiu que  "shampoos sem sulfatos são mais gentis com a fibra capilar"*. A camada exterior da fibra capilar parece abrir e a cor esmorece.

Ao mesmo tempo, parece haver evidências em comentários em vários forums como em naturallycurly.comde que os sulfatos interferem também com produtos de encaracolar e alisar.

_______________________________________________________________________________________

6. Livre de Sulfatos pode ser um indicador de um shampoo mais limpo

Os shampoos livres de sulfatos têm por norma menos detergentes agressivos assim como um nível maior de ingredientes nutritivos que encorajam a saúde do couro cabeludo, amaciam os folículos e promovem o brilho. A esse respeito também providenciam um indicador razoável para encontrar um shampoo mais "amigo" do cabelo e couro cabeludo. Mas um shampoo livre de sulfatos pode ainda assim conter detergentes agressivos, fragrâncias e outros potenciais irritantes. A certificação biológica é a melhor garantia de que um shampoo é "clean".

Os nossos shampoos foram os primeiros de sempre a obter a certificação biológica da Soil Association no Reino Unido, em 2004. A nossa fórmula, embora tenha evoluído com os avanços na tecnologia verde,  ainda se mantém inteiramente livre de sulfatos, 100% natural e com 70% de ingredientes biológicos. Multiplamente premiado a nível internacional, recebeu em 2015 o prémio de Melhor Shampoo para Couro Cabeludo Sensível no prestigiado Observatoire des Cosmetiques.

_______________________________________________________________________________________

Gostaria de experimentar o nosso shampoo? Use o código SEMSLS15 e obtenha 15% de desconto na compra de um shampoo. Válido apenas para uma compra por cliente e morada.

¿Quiere probar nuestros productos?

Ao registar-se na nossa loja, tornará mais rápido o processo de checkout, poderá adicionar múltiplos endereços de envio, ver e localizar as suas encomendas, e mais.